quinta-feira, 1 de abril de 2010

Filme "A Guerra do Fogo"

Curso: Licenciatura em Educação SocioProfissional

Unidade Curricular: Metodologias de Acção Educativa

Professor: Carlos Jorge De Sá Pinto Correia
Aluno(a):
Carolina Pando Martins Ramos

Obra cinematográfica:
A Guerra do Fogo


Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como…
uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação


Ficha Técnica

Filme: A guerra do fogo (1981)
Realização: Jean-Jacques Annaud
Género: Fantasia - Aventura
Duração:
100 min
Origem
: EUA
Estúdio
: Twentieth Century Fox Film Corp
Interpretação:
Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi, Rae Dawn Chong
Argumento:
Gérard Brach segundo um romance de J.H. Rosny Sr.
Produção:
Véra Belmont, Jacques Dorfmann, Denis Héroux, John Kemeny
Fotografia:
Claude Agostini
Música: Philippe Sarde


Análise Globalizante

Exposição das ideias principais


A Guerra dos grupos pré-históricos que lutavam em busca do domínio do fogo.
A importância do fogo para se protegerem do frio, prepararem o seu próprio alimento, contra outras tribos e contra animais, usavam este recurso da natureza para se beneficiarem.
Ainda outra ideia a ressaltar, era as descobertas feitas por eles e a evolução da mente.

Apresentação dos aspectos positivos / negativos

Aspectos Positivos


Este filme narra como era a vida a 80 mil anos atrás e como os seres humanos viviam sem tecnologia, sem nenhum recurso, mas cada dia aprendiam a sobreviver.
Podemos destacar a convivência em grupo, a descoberta do fogo e das relações sexuais e ainda a descoberta de ervas medicinais.
Os homens faziam as suas próprias ferramentas, caçavam os seus próprios alimentos para seu sustento e lutavam em grupo, pois assim teriam mais possibilidades de sobreviver.

Aspectos Negativos

As lutas para conseguirem o fogo e o frio.
Quando eram atacados por outras espécies, como animais ferozes.
Entravam em conflito quando não conseguiam fazer o fogo e brigavam por alimento e mulheres. Revela o quanto os humanos eram ignorantes, a sua comunicação era muito diferente comunicavam entre sinais.

Pertinência pedagógica

Este filme em termos pedagógicos apresenta uma vasta riqueza, porque se reporta ao período da pré-história e o desenvolvimento pelo qual passaram os primeiros humanos.
O ser humano através de si mesmo descobriu os próprios olhares, risos e tradições. A evolução do ser humano ensino-o a viver com diferentes tribos e tradições.
Destaca-se a descoberta do amor, e a história de uma personagem que passa de um estado de relações de dominância a um estado de relações emocionais.
Verifica-se o surgimento da educação nas sociedades primitivas em termos: sociais, educativos, religiosos, sexuais entre outros.

Palavras-chave


Mundo pré-histórico, tribos, canibalismo, sobrevivência, ataque, linguagem, dificuldades, fogo, descoberta, caça, território, primitivo, violência, guerra, incêndio, deserto, cultura, progresso, tradições.


Análise Concentrada

Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)



O filme “ A Guerra do Fogo “ retrata uma tribo de seres humanos pré-históricos que não sabiam produzir fogo, e estavam dependente deste para se aquecerem, cozinharem os alimentos e afugentar os animais selvagens.
O primeiro comunicava através de gestos e grunhidos e considerava o fogo como algo sobrenatural, por não dominarem a técnica de produzi-lo. O segundo era mais evoluído e tinha uma comunicação mais desenvolvida, estes já dominavam a tecnologia de fazer o fogo.
Só o conseguem obter quando este surge no estado natural, e protegem-no dentro de uma campânula. Certa altura o fogo apaga-se, e a tribo elege três dos seus membros para partirem em busca do fogo. Nesse caminho encontram-se com um grupo de canibais, onde resgatam Ika. Através do contacto com Ika (pertencia ao grupo mais evoluído) os três caçadores do fogo aprendem coisas diferentes, como a técnica de produção do fogo. Devido a várias circunstâncias, há um encontro com a tribo de Ika, no qual percebem que há uma maneira diferente de viver, observam as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construção de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas, e o modo de reprodução.

Auto-avaliação

Na minha perspectiva este filme apresenta um grande rigor histórico e científico, sendo um relato sobre o domínio do fogo e das aplicações na actividade humana. Também revela a importância da descoberta dos modos de obtenção do fogo, que foi importante para a sobrevivência da humanidade.
A ideia da tecnologia que simbolizava o controlo do fogo, é que levou a humanidade a sofisticar a sua capacidade de comunicação.