domingo, 9 de maio de 2010

Bibliografia de livros sobre as Metodologias de Investigação-Acção e Metodologias de Trabalho de Projecto




  • MÁXIMO-ESTEVES, Lídia, Visão Panorâmica da Investigação Acção, Porto, Porto Editora, Colecção i informação, 2008.


  • CARVALHO, Adalberto Dias; BAPTISTA, Isabel – Educação Social - Fundamentos e Estratégias, Porto: Porto Editora, Colecção Educação e Trabalho Social, 2004.


  • LEITE, Elvira et al, Trabalho de Projecto 1. Aprender por projectos centrados em problemas, Porto, Edições Afrontamento, Colacção ser Professor, 1989, p. 151.

O Alquimista



Este livro foi-me aconselhado pela minha professora de português do 10ºano, que para mim foi uma das melhoras, e esta considerava-o muito interessante. Desta maneira, despertou-me a curiosidade e li-o.

O Alquimista de Paulo Coelho é uma fábula, que retrata a viagem interior e exterior de um pastor anónimo desde um pequeno povo andaluz até ao Egipto.

Com o simbolismo próprio deste autor, onde reflecte sonhos que todos nós queremos alcançar.

O Velho e o Mar



Este livro relata ahistóri na corrente do Golfe , já muito tempo que não pescao Santiago, que pescava nume de um velho chamado Santiago, que pescava num esquife na corrente do Golfe , já muito tempo que não pescava um peixe. Os seus colegas gozavam-no e este decide partir para o alto mar em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.

Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho este era um bom pescador. tempo que não pescava um peixe. Os seus colegas gozavam-no e este decide partir para o alto mar em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.
Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho Este livro relata a história de um velho chamado Santiago, que pescava num esquife na corrente do Golfe , já muito tempo que não pescava um peixe. Os seus colegas gozavam-no e este decide partir para o alto mar em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.
Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho este era um bom pescador. era um bom pescador.
em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.

Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho este era um bom pescador.

Livros Interessantes




O Principezinho, de Antoine De Saint-Exupéry é para mim um livro muito especial.

Foi-me oferecido quando fiz catorze anos pela minha madrinha.

Pois é daquelas obras que gostei imenso.

Esta obra é um diálogo entre o narrador e o principezinho. O narrador é um piloto que se despenhou no deserto do Sahara e fica a viver lá e conhece um extraterrestre, uma criança que é príncipe. A primeira coisa que este pede ao piloto é para lhe desenhar uma ovelha, e a partir daí desenrola-se uma bonita história. O principezinho fala das sua origens e viagem, nomeadamente os planetas e as pessoas que conheceu. Antes de regressar para o seu asteróide foi à terra. Aqui aprendeu o significado da palavra “cativar” com uma raposa. Para trás deixou um piloto e uma raposa cativados, pois no seu asteróide tinha uma flor muito vaidosa.


Este livro relata a história de um velho chamado Santiago, que pescava num esquife na corrente do Golfe , já muito tempo que não Este livro relata a história de um velho chamado Santiago, que pescava num esquife na corrente do Golfe , já muito tempo que não pescava um peixe. Os seus colegas gozavam-no e este decide partir para o alto mar em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.

Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho este era um bom pescador. um peixe. Os seus colegas Este livro relata a história de um velho chamado Santiago, que pescava num esquife na corrente do Golfe , já muito tempo que não pescava um peixe. Os seus colegas gozavam-no e este decide partir para o alto mar em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.
Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho este era um bom pescador.-no e este decide partir para o alto mar em busca de um peixe, para lhes provar que é capaz.


Enfrenta uma grande batalha , mas vence. A moral é que apesar da idade do velho este era um pescador.


Metodologia de Projecto

A Metodologia de Projecto decorre em quatro etapas fundamentais para um educador. O projecto permite dar coerência e sentido às actividades planeadas.
A primeira fase do projecto é o diagnóstico, é um estudo prévio da situação. Faz-se a recolha de
dados através das técnicas de investigação (inquérito, entrevista, questionário) onde se procede à caracterização do meio, instituição e público-alvo. É a fundamentação teórica do problema que vamos realizar. As perguntas são: quem, para quem e porquê.
A segunda fase é a planificação que surge como resposta às necessidades encontradas, os objectivos gerais e específicos, as metas, as actividades, os recursos, o tempo (cronograma) e planificar a avaliação. As perguntas são: para quê, a partir de quê e com quê.

A terceira fase é a execução, na qual se comparam as diferentes hipóteses levantadas na planificação, para optarmos a que melhor se adequa à nossa investigação, para se partir para a realização do projecto. As perguntas são: como e quando.

A quarta fase, a avaliação é planificada através de três questões, o tipo de avaliação, qual a metodologia e o que vou avaliar. Os tipos de avaliação assentam em dois critérios, quem faz? Auto avaliação – responsável pelo projecto. Quando? Avaliação interna (equipa da instituição extra ao projecto) e Avaliação externa (outra instituição ou empresa de consultoria) Ex-ante ou diagnóstico, Durante on-going, Ex-Post ou Final.

(Sebenta de Educação e Intervenção Social: Modelos e Práticas)