domingo, 9 de maio de 2010

Metodologia de Projecto

A Metodologia de Projecto decorre em quatro etapas fundamentais para um educador. O projecto permite dar coerência e sentido às actividades planeadas.
A primeira fase do projecto é o diagnóstico, é um estudo prévio da situação. Faz-se a recolha de
dados através das técnicas de investigação (inquérito, entrevista, questionário) onde se procede à caracterização do meio, instituição e público-alvo. É a fundamentação teórica do problema que vamos realizar. As perguntas são: quem, para quem e porquê.
A segunda fase é a planificação que surge como resposta às necessidades encontradas, os objectivos gerais e específicos, as metas, as actividades, os recursos, o tempo (cronograma) e planificar a avaliação. As perguntas são: para quê, a partir de quê e com quê.

A terceira fase é a execução, na qual se comparam as diferentes hipóteses levantadas na planificação, para optarmos a que melhor se adequa à nossa investigação, para se partir para a realização do projecto. As perguntas são: como e quando.

A quarta fase, a avaliação é planificada através de três questões, o tipo de avaliação, qual a metodologia e o que vou avaliar. Os tipos de avaliação assentam em dois critérios, quem faz? Auto avaliação – responsável pelo projecto. Quando? Avaliação interna (equipa da instituição extra ao projecto) e Avaliação externa (outra instituição ou empresa de consultoria) Ex-ante ou diagnóstico, Durante on-going, Ex-Post ou Final.

(Sebenta de Educação e Intervenção Social: Modelos e Práticas)