sábado, 26 de junho de 2010

Glossário

  • Metodologia

- É o estudo dos métodos.

- As etapas a seguir num determinado processo.

- Tem como finalidade captar e analisar as caracteristicas dos vários métodos disponíveis, avaliar as suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações da sua utilização.

- Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino da ciência e arte.

- A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exacta de toda a acção desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado ( questionário, entrevista, etc), do tempo previsto, da equipa de pesquisadores e da divisão do trabalho e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

  • Método

- A palavra método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim. Agir com um dado método supõe uma prévia análise dos objectivos que se pretendem atingir, as situações a enfrentar, assim como dos recursos e o tempo disponíveis, e por último das várias alternativas possíveis. Trata-se pois, de uma acção planeada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e previamente conhecidos.

- Em pedagogia, entende-se por métodos os diferentes modos de proporcionar uma dada aprendizagem e que foram sendo individualizados pelos pedagogos ou a investigação científica.

- O método não diz respeito aos vários saberes que são transmitidos, mas sim, ao modo como se realiza a sua transmissão. Podemos definir um método pedagógico como:

- Uma forma específica de organização dos conhecimentos, tendo com conta os objectivos dos programas de formação, as características dos formandos e os recursos disponíveis.

- Designa-se na perspectiva pedagógica, o caminho para o conteúdo ou tema, para um objecto de ensino ou aprendizagem, por conseguinte, o processo de ensino ou de aprendizagem.

- É um conjunto de regras úteis para a investigação, é um procedimento cuidadosamente elaborado, visando provocar respostas na natureza e na sociedade e, paulatinamente, descobrir sua lógica e leis.

  • Técnica

- É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objectivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra actividade.

- Estes procedimentos não excluem a criatividade como factor importante da técnica.

- Como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação.

- A técnica não é única do homem, pois também se manifesta na actividade de todo o ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência.


Aprendizagem Colaborativa

A definição mais comum (mas insatisfatória) de aprendizagem colaborativa é a situação na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender, conjuntamente, alguma coisa.

Um suma, a expressão “aprendizagem colaborativa”, descreve uma situação na qual se espera que ocorram formas particulares de interacção entre pessoas, capazes de desencadear mecanismos de aprendizagem, mas sem que haja garantia de que as interacções esperadas ocorram.

  • www3.uma.pt

Aprendizagem Cooperativa

A aprendizagem cooperativa é um método de aprendizagem baseado na interdependência positiva dos membros de um grupo, onde todos ganham. A aprendizagem cooperativa pode ser definida como uma estrutura de interdependência positiva, que pode ser alcançada de diferentes maneiras, através de objectivos comuns, recompensas grupais, interdependência nos recursos proporcionados para a tarefa ou os papéis de cada membro. Pode afirmar-se, à luz das evidências disponíveis, que a aprendizagem cooperativa, adequadamente aplicada, melhora o rendimento.
É produto de uma concepção das relações sociais nas quais predomina a ajuda e a colaboração mútuas, mais do que a competição e o confronto entre as pessoas, próprios de formas tradicionais de educação. Não existe um método de aprendizagem cooperativo, existe uma crença pedagógica de base, a cooperação, e um conjunto de recursos metodológicos muito amplo e diverso para alcançá-la, para torná-la realidade em contextos escolares muito diferentes, segundo as necessidades de cada um.

  • http://cmodelo.educared.net