sábado, 8 de maio de 2010

Intervenção do Educador Sócioprofissional

O Educador Social é um profissional culto e actuante capaz de, profissionalmente, ajudar pessoas ou grupos com dificuldades presentes e potenciais para a colaboração da sua construção autónoma e, assim, partilhar e diversificar os sentidos dos actos e dos projectos (Carvalho e Baptista, 2004, p. 90). O papel deste é despertar os interesses dos indivíduos e de os satisfazer, sugerir e explorar os centros de interesses.

“ O maior bem que podemos fazer aos outros não consiste em lhe dar a nossa riqueza, mas em fazer com que descubram a sua” (Lavelle, 1981, cit. Veiga, 1981, p.19). Segundo Veiga, a personalidade do educador deve ser positiva, jovial, segura e tranquila, tornando-se simpatizante, respeitada, transmitindo confiança e segurança através do exercício da sua responsabilidade e do reconhecimento dos seus próprios enganos (Veiga, 1981, p.18).

Cabe à Educação Social ajudar a cumprir a humanidade da capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento (Delors, 1996). Esta deve ser um lugar de “encontro” entre a intervenção educativa, social e cultural. “ O Educador Social surge-nos assim como um actor e mediador social, um profissional da condição humana preparado para apoiar pessoas, ou grupos, com dificuldades (sociais, culturais, educativas) na concretização das suas aspirações e realizações pessoais”.

Tendo em conta o papel do Educador Social nas escolas, que intervém em vários problemas, no caso concreto do insucesso escolar, ajuda a proporcionar nas actividades da sua preferência, despertando nestes uma melhor motivação para outras actividades. Assim, vários intervenientes contribuem para tal motivação, a família, a escola e a comunidade. Com o objectivo de motivar para a realização escolar, insere-se o tema que escolhi. Para combater o problema referido, podemos desenvolver planos de formação, dirigidos à comunidade educativa.

Nós temos uma posição privilegiada, porque podemos desenvolver uma acção educativa em parceria com os educadores professores, ligando a educação escolar com a educação social.

As funções que o educador pode desenvolver numa instituição são: elaborar projectos educativos adaptados a cada pessoa ou grupo com o qual se trabalha, promover actividades co – participadas com os usuários desses serviços, estudar programas educativos de integração social, envolver também as famílias das pessoas atendidas, supervisionar e avaliar os objectivos alcançados, trabalhar com a equipe da própria instituição e integrar-se com equipes externas e multidisciplinares, coordenar actividades com outras instituições que ofereçam serviços similares, participar em projectos comunitários locais, federais, europeus e internacionais (Romans, Petrus, Trilla, 2003).

  • CARVALHO, Adalberto; BAPTISTA, Isabel – Educação Social - Fundamentos e Estratégias, Porto: Porto Editora, Colecção Educação e Trabalho Social, 2004, (p.90).

  • ROMANS, Mercè; PETRUS, Antoni; Trilla, Jaume – Profissão: Educador Social, Porto Alegre: Artmed, 2003, (pp. 118, 119).

  • VEIGA, Américo – A Educação Hoje, Porto: Perpétuo Socorro, 2ª Edição, Obras Básicas / 1, 1981, (p.18,19).