sexta-feira, 7 de maio de 2010

Perspectivas Profissionais do Educador Social

O sector da educação não se encontra organizado, pois existem três formações com diferentes características, logo é muito difícil a definição de papéis no geral. Em particular, podemos encontrar o educador especializado em sectores de atenção primária (ex: centros de 3ª idade) ou de atenção especializada (ex: centros de toxicodependência), o animador sociocultural incide a sua acção nos sectores: cultural, educacional e de ocupação de tempos livres. O Educador Social deverá incidir a sua acção sobre populações que precisem de novas formas de participação, de modo a promover a dinamização cultural e social sobre indivíduos com dificuldades de adaptação e em educação de adultos. A licenciatura em educação social tem estas três vertentes e cada universidade formará os educadores sociais especializados num dos ramos. Logo, o salário irá variar conforme a posição ocupada.

Actualmente, as perspectivas do Educador Social são boas, mas não correspondem à realidade, pois as infra-estruturas sociais vão diminuindo ao longo do tempo. A sociedade espanhola deixa adivinhar que serão necessárias mais e melhores ofertas e serviços sociais, o que fará com que haja uma maior oferta profissional nos próximos anos.

No futuro, assistiremos a uma maior procura de estudos sociais e ao mesmo tempo uma maior variedade de formação que correrá o risco de se massificar e de se converter numa instrução muito teórica se as universidades não estabelecerem colaborações com centros formativos e associações imersas no campo profissional do educador social.