sábado, 8 de maio de 2010

Princípios básicos da Educação Permanente e M. A. Escotet (1992)

M. A. Escotet (1992), considera que a principal missão da educação

permanente é “ ensinar a aprender, inculcar que a aprendizagem não é terminal e preparar o homem para depois de deixar o sistema formal da educação continue a aprender”.

Escotet, apresenta os seguintes princípios básicos da educação permanente, como sendo um processo contínuo ao longo de toda a vida. Todo o grupo social é educativo: a Educação Permanente reconhece como organismo educativo toda a instituição social.

A universidade do espaço educativo: em qualquer lugar pode dar-se o encontro educativo.

É integral: define-se a si mesma a partir da pessoa enquadrada numa sociedade e num tempo determinado. Interessa-se pelo seu total desenvolvimento e crescimento em todas as suas possibilidades e capacidades.

É um processo dinâmico e flexível nas suas modalidades, estruturas, conteúdos, métodos, já que deve partir de um contexto social específico ao serviço de grupos determinados, e para determinados fins dentro do trabalho.

É um processo ordenador do pensamento, com vista a que a pessoa ordene e se sirva dos seus múltiplos conhecimentos acumulados de modo a poder compreender o seu sentido, direcção e utilidade.

Tem um carácter integrador: deve estar coordenada com os restantes sistemas (politico, económico) que convêm ao macrossistema social.

É um processo inovador, já que busca novas fórmulas que satisfaçam de maneira eficaz, adequada e económica as necessidades do presente e do futuro.

(Sebenta da Prof. Lurdes Cristo de SocioPedagogia e Formação de Adultos do 1º Ano)